Ampliação de carga horária de servidores da Saúde reforça atendimento no DF

Ampliação de carga horária de servidores da Saúde reforça atendimento no DF

Para melhor atender a população do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde ampliou a carga horária de 509 servidores do setor, por meio da Portaria 146. A medida foi assinada na última sexta-feira (28) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nessa terça-feira (2).

O projeto contempla profissionais que atuam nas atenções primária, secundária e hospitalar. Com a nova medida, a comunidade poderá ter mais acesso aos serviços oferecidos pela Saúde da capital. Além de reforçar a mão de obra, a ação promove abertura de novos leitos de hospitais com maior número de atendimentos.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio destaca que “a Saúde é uma prioridade para nosso governador e a ampliação da carga horária, de 20 para 40 horas de 497 servidores em 14 categorias, é a reafirmação de que a força de trabalho na secretaria carece de reforço e, dessa forma, conseguiremos ampliar o cuidado e o acesso aos serviços à nossa população”.

No grupo de profissionais que tiveram a carga horária duplicada, há técnicos em enfermagem, responsáveis por aplicação de vacinas e coletas de exames, por exemplo. Enfermeiros, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos em nutrição, técnico em saúde bucal e analistas também estão inclusos na lista.

Só este ano, a Secretaria de Saúde realizou duas convocações de novos servidores efetivos. Em janeiro, foram nomeados 1.236 aprovados em concursos, sendo 437 médicos, 454 especialistas, 220 enfermeiros e 125 dentistas. No início de abril, foram convocados mais 372 para ocupar os mesmos cargos.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF