Da redação do Conectado ao Poder
Durante o programa “Rota Atividade”, da Atividade FM, uma enquete foi realizada, levantando uma questão importante que está em discussão no Congresso Nacional. O tema da enquete era a possível obrigatoriedade das TVs pagas em exibir filmes nacionais. O Rota Atividade é de segunda a sexta-feira, das 06h às 08h da manhã.
Durante o programa, os ouvintes foram convidados a expressar sua opinião sobre a seguinte questão: “Você concorda que as TVs pagas devem ser obrigadas por lei a incluir filmes nacionais em sua programação?” A discussão ganhou destaque devido ao projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que busca justamente impor essa obrigação às emissoras de TV por assinatura. Mesmo diante de uma possível obrigatoriedade, a ouvinte Filó, não se mostrou favorável. “Eu sou dona da minha televisão e do meu controle, então eu assisto o que eu quero. Por mim, pode colocar o que quiser. Eu só assisto o que eu quero”, comentou a moradora de Santo Antônio.
O Rogério, de Valparaíso de Goiás, expressou sua oposição aos filmes nacionais, argumentando que eles carecem de teor educativo e de utilidade para a sociedade. “Falando de filmes nacionais, não prestam para nada, só sabe falar palavrão e cenas de sexo“.
Um ouvinte que não quis registrar seu nome, expressou seu apoio aos filmes nacionais, destacando que não tinha objeções específicas quanto a essa forma de conteúdo audiovisual. No entanto, ele fez uma crítica contundente em relação às novelas veiculadas na televisão aberta, alegando que muitas delas são contrárias aos seus princípios religiosos. “Os filmes nacionais eu não tenho nada contra. Acho que devia acabar mesmo é essa pouca vergonha de novela. Mostrando coisas que realmente não condizem com a realidade, ou é realidade mesmo, mas assim não agrada a todo mundo que acompanha, que é o cristão”, opinou.
Cristiano, outro ouvinte, expressou a opinião de que os representantes políticos discutirem a regulamentação da programação televisiva é uma perda de tempo. Ele argumentou que os legisladores deveriam se concentrar em questões mais urgentes e cruciais para a sociedade, em vez de gastar recursos e energia em debates sobre o que deve ser exibido na televisão. “Por que as pessoas estão preocupadas com o que vai passar na televisão? A pergunta é o seguinte, por que não se preocupam com a fome, com a miséria, com os feminicídio, com o filho matando pai, pai, matando o filho, pai estuprando filha? Por que se preocupa com isso? Está preocupado com a televisão do povo, se preocupa que se o povo tem comida no prato, se o povo tem um médico, alguma coisa, se tem saúde, isso tem que ser a preocupação dos nossos governantes, não o que vai passar na nossa televisão”.
Serviço
Programa: Rota Atividade
Rádio: Atividade FM (107,1)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 06h às 08h da manhã.