A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal investigará maus-tratos a animais do Distrito Federal
A CPI dos Maus-tratos será presidida pelo deputado Daniel Donizet (PL), tendo como vice-presidente o deputado Robério Negreiros (PSD). O colegiado terá como relator o deputado Roosevelt Vilela (PSB).
Também integram o colegiado como titulares os deputados Fábio Felix (PSOL) e Delmasso (Republicanos). Os suplentes são os deputados Iolando (PSC), Jaqueline Silva (PTB), José Gomes (sem partido) e Martins Machado (Republicanos).
O Conectado ao Poder entrevistou o presidente da CPI, deputado Daniel Donizet. Confira!
Conectado ao Poder — Qual será o alvo de apuração na CPI dos maus-tratos?
Daniel Donizet — Vamos focar em maus-tratos aos animais. Rinhas que hoje são proibidas e tem pessoas que treinam os cachorros para poder brigar valendo dinheiro. Outra pauta será a procriação, tem pessoas que pegam cachorro para procriar e comercializar.
Conectado ao Poder — Cite um exemplo de maus-tratos corriqueiro no DF?
Daniel Donizet — Tem pessoas que deixam seus cachorros abandonados no quintal sem acesso à comida e água, na CPI nós vamos partir para cima dessas pessoas que cometem esse tipo de crime.
Conectado ao Poder — Como fica a questão do acorrentamento dos animais, seja em casa ou durante um passeio na rua?
Daniel Donizet — A legislação não permite que você crie um animal acorrentado e durante um passeio na rua ele tem que andar com aquelas guias, correntes não são permitidas. A corrente proibida são aquelas de metal ou algo semelhante. A guia que a maioria das pessoas utilizam não apenas podem como devem ser usadas.
Conectado ao Poder — No caso de pessoas que têm conhecidos que mantém seus cachorros presos na corrente como elas podem fazer para denunciar?
Daniel Donizet — Tem que ligar para a polícia ambiental ou até para polícia militar no 190. Também podem denunciar nas nossas redes sociais que encaminhamos para os órgãos competentes.