Convenção Adventista mobiliza jovens para doar sangue e ajudar vítimas de enchentes

Convenção Adventista mobiliza jovens para doar sangue e ajudar vítimas de enchentes

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Agendamentos são feitos online

Milhares de jovens adventistas do sétimo dia que estão participando da Convenção Jovem Maranata, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, estão aproveitando a oportunidade para realizar uma ação solidária: a doação de sangue. A iniciativa, organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, faz parte do projeto Vida Por Vidas e tem como objetivo ajudar a reabastecer os estoques do Hemocentro de Brasília (FHB), que estão em níveis críticos para alguns tipos sanguíneos.

Aumento da demanda em feriados e finais de semana

De acordo com o presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, a demanda por transfusões de sangue costuma aumentar em feriados e finais de semana, enquanto a oferta e os agendamentos para doações diminuem. “É importante chamarmos as pessoas para doarem aos sábados, quando a maioria tem uma folga do trabalho, e também antes dos feriados prolongados, porque nesses períodos sempre observamos um aumento da demanda por transfusões”, explica.

Estoques em níveis críticos

No momento, os estoques do FHB estão em níveis críticos para os tipos sanguíneos O positivo e B negativo. O tipo O negativo está baixo, e os demais tipos estão regulares. “Os jovens adventistas estão dando um exemplo de solidariedade e amor ao próximo ao se mobilizarem para doar sangue”, destaca o secretário da Família e Juventude do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso. “Essa iniciativa é fundamental para ajudar a salvar vidas e também para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”.

Doar sangue é um ato de amor

Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Pessoas que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente devem consultar o site do Hemocentro para saber se estão aptas a doar.

Como se cadastrar para doar sangue:

  • Acesse o site do Hemocentro de Brasília: https://www.fhb.df.gov.br/
  • Preencha o formulário de cadastro online.
  • Agendamento para doação:
    • Telefone: 132
    • WhatsApp: (61) 99264-4666
    • Aplicativo “Doar Sangue DF”: disponível para download na App Store e Google Play

Local de doação:

  • Fundação Hemocentro de Brasília
    • Endereço: Quadra 304 Sul, Lote 02, Asa Sul – Brasília, DF, 70205-900
    • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 13h