Vacinação contra dengue está disponível em 63 endereços

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A campanha de vacinação contra a dengue segue firme no Distrito Federal. Ao todo, o DF chegou a 11.262 doses de vacinas aplicadas. Nesta quarta-feira (14), os pontos foram ampliados de 15 para 63 salas, sendo 15 pontos com atendimento das 8h às 17h e 48 das 14h às 17h.

Aberta das 8h às 17h, a UBS 2 é a segunda mais procurada para a vacinação e aplicou 1.362 doses nos cinco dias de campanha.

“Estamos trabalhando durante todo o feriado, montamos três salas de triagem e duas de vacinação. Neste momento, a vacina está disponível para a população de 10 a 11 anos. É super importante que as famílias tragam seus jovens e adolescentes para tomarem o imunizante contra a dengue”, diz a gerente da unidade, Juliane Malta.

Os jovens devem comparecer à unidade acompanhados dos pais ou responsáveis, com o documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança, para a vacinação.

Pessoas diagnosticadas com dengue devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, que consiste em duas doses, com a segunda sendo aplicada três meses após a primeira.

A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. O Ministério da Saúde planeja distribuir seis milhões de doses por todo o país.