UPAs têm consultórios exclusivos para atendimento de pacientes com dengue

UPAs têm consultórios exclusivos para atendimento de pacientes com dengue

As ofertas de atendimento de pacientes com suspeita de dengue na rede pública de saúde, segue ampliadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Todas as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital federal contam com médicos e consultórios exclusivos para atender casos suspeitos da doença.

Com as medidas, o GDF busca agilizar a avaliação dos quadros clínicos de cada paciente, proporcionando um diagnóstico mais rápido e eficiente.

“Ter um médico à disposição exclusiva dos casos de dengue tem nos permitido oferecer um atendimento mais rápido dos pacientes e desafogar as filas”, explica Riciere Cavalcanti, diretor-técnico da UPA de Ceilândia 1.

Atualmente, a unidade conta com duas equipes de médicos, sendo cinco no período diurno e quatro no noturno – todas com um profissional de saúde designado especificamente para o tratamento e atendimento dos casos suspeitos.

O Boletim epidemiológico de dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) na última segunda-feira registrou mais de 100,5 mil casos prováveis da doença desde o início de 2024.

O Distrito Federal conta com, ao todo, 176 unidades básicas de saúde (UBSs) que servem como porta de entrada de casos suspeitos da doença na rede pública. Destas, 11 oferecem um horário especial noturno para a população.

A população conta também com tendas de acolhimento, das 7h às 19h, nas administrações regionais de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia, Santa Maria, Estrutural e Recanto das Emas.