Com medicamentos para diferentes níveis de atenção, o Distrito Federal (DF) conta com uma ampla estrutura de farmácias públicas que atendem às necessidades de saúde da população.
A rede dispõe de 192 pontos de dispensa de remédios distribuídos pelas regiões administrativas. São mais de 27 milhões de dispensações gratuitas por ano.
Com cerca de 190 tipos de medicamentos diferentes, as farmácias garantem acesso a remédios de alto valor, como o nusinersena, que custa R$ 320 mil a unidade.
“Recentemente, fizemos um documento orientando que os próprios farmacêuticos pudessem fazer receitas em casos mais simples de atendimento. Isso facilita o acesso do paciente e melhora o fluxo na rede”, destaca a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Cristina Lins Ramos.
Com uma média de 10 mil atendimentos por mês, farmácias de alto custo têm medicamentos fornecidos a pessoas que atendam aos critérios estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Saúde (SES-DF).