Quarenta escolas públicas serão construídas ou reformadas em 2024

Foto: Jotta Casttro/ SEE-DF

Focado na educação da população brasiliense, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue investindo para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede pública. Ainda este ano, devem ser entregues 40 obras ou construções de escolas que estão em andamento.

Uma das obras mais aguardadas é a reforma do Centro de Ensino Médio (CEM) 10, localizado na QNP 30, em Ceilândia. A reforma vai atender 700 estudantes do ensino médio, contando com 16 salas de aulas, laboratórios de informática, biologia, física e química, cantina, refeitório, estacionamento e quadra de esportes.

“Nesse momento, estamos com 40 obras sendo realizadas no DF e a grande maioria, eu diria que mais de 90%, é obra nova. Essas escolas vão beneficiar os estudantes que atualmente encontram-se em unidades de ensino provisórias”, afirma a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Com esses projetos, a Secretaria de Educação foca também no acesso a creches públicas. A previsão é que, até o fim do ano, sejam entregues 18 novas unidades em Samambaia, Santa Maria, Planaltina, Estrutural, Recanto das Emas, Guará, Vila Telebrasília, Taguatinga, Mangueiral e Setor Taquari, no Lago Norte.

A secretária lembrou, ainda, que a construção das creches por si só não resolve o problema das filas, e por isso a pasta trabalha em outras frentes: “Temos muitas creches privadas pedindo credenciamento. Estamos caminhando em várias frentes para o aluno ser atendido”.

Também há a previsão de construção de 20 módulos de salas de aula em escolas existentes e a entrega da construção do Centro de Educação Profissional do Paranoá, ainda em fase de implementação.