Programa reforma casas de famílias em vulnerabilidade

Programa reforma casas de famílias em vulnerabilidade

Por meio do programa Melhorias Habitacionais, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), o Governo do DF( GDF) investe em reformas para diversas famílias.

De 2019 para cá, o GDF impactou 174 famílias, com um investimento que passa dos R$ 4,3 milhões. No momento, oito casas estão com obras em andamento em São Sebastião e na Estrutural.

“Ano que vem nós queremos triplicar o número de casas reformadas ou reconstruídas. Já temos orçamento para alcançar esse objetivo, e a nossa previsão é de fazer obras em mais de 300 residências”, diz o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes.

O maior objetivo do Melhorias Habitacionais é resgatar a dignidade e a autoestima de pessoas em vulnerabilidade social contempladas pelo programa.

Marcelo Fagundes ainda ressalta que é uma iniciativa simples e rápida que interfere de forma muito positiva na vida das pessoas. “Nós pegamos habitações em situações precárias e construímos em residências dignas e bem estruturadas, mas a maior transformação é na vida das pessoas”.

O programa atende, atualmente, os beneficiários inscritos nos anos anteriores, devido às restrições durante a pandemia de covid-19. Por isso, as inscrições para novos participantes ainda estão suspensas.

O Melhorias Habitacionais é voltado a famílias com renda mensal de até três salários mínimos e moradoras do DF há pelo menos cinco anos em áreas próprias de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização. Também são critérios não possuir outro imóvel e apresentar problemas de salubridade ou segurança na casa.