Governo passa a contar com Painel de Transparência Passiva

Governo passa a contar com Painel de Transparência Passiva

O Painel de Transparência Passiva do DF foi lançado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).  O novo endereço foi apresentado em reunião que contou com a participação de mais de 100 servidores de ouvidorias do GDF e tratam dos pedidos de acesso à informação.

Em 2023 foram feitos 20.608 pedidos de acesso à informação só no GDF. E a média de prazo de resposta dos órgãos do GDF foi de nove dias, o prazo legal poder chegar a até 30 dias. A medida foi elaborada para facilitar a visualização dos dados.

Dentro do painel é possível saber o tempo médio de respostas, o percentual de pedidos respondidos e se foram respondidos ou não. Também pode-se verificar a quantidade de pedidos de acesso às informações do governo por ano e mês, por órgão ou entidade distrital.

“A partir de agora, os dados de pedidos feitos no Distrito Federal serão tornados públicos. Isso representa um passo significativo em direção à transparência, permitindo que a comunidade tenha respostas que moldam o funcionamento do nosso governo e, claro, reforçando a nossa credibilidade”, ressalta o  controlador-geral do DF.

O canal permite verificar se as respostas foram dadas fora do prazo, o número de usuários que escolheu a proteção da identidade e se a solicitação foi feita pela internet ou presencialmente. No final do painel estão dados, com quantitativos, da pesquisa de satisfação.

A subcontroladoria de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz ressalta que, “o painel é uma ferramenta para o crescimento da transparência ativa, que visa proporcionar maior engajamento dos órgãos distritais e fortalecer o direito ao acesso à informação pelo cidadão. Esse é um importante canal aberto com a sociedade, pois vai assegurar a transparência dos dados do governo e o direito do cidadão a conhecer as ações do GDF.”