GDF alinha com rede privada protocolo de atendimento para pacientes com dengue

Em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), o Governo do Distrito Federal (GDF) reuniu, na tarde desta quarta-feira (13), os diretores dos hospitais particulares para alinhar as diretrizes de atendimento aos pacientes com dengue.

No encontro, foi apresentado um manual de manejo clínico atualizado da doença, com a escala de classificação de risco. O objetivo é auxiliar na preconização e efetividade do atendimento às pessoas com sintomas da dengue.

“Há uma necessidade da integração da rede pública com a rede particular, porque as pessoas não morrem somente na rede pública. Há uma necessidade de nivelamento de protocolos e procedimentos”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Criado pelo Ministério da Saúde, o documento apresentado traz dados mais atuais sobre a doença. Atualmente, nove estados e o Distrito Federal estão em estado de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue.

O coordenador geral de Urgências do Ministério da Saúde, Felipe Requi ressalta que “períodos de epidemia trazem um aumento da demanda e para isso os serviços precisam estar melhor organizados para não só receber essa maior demanda, mas avaliar com todo o cuidado necessário”.