DF passa de 4 mil abrigos para passageiros de ônibus em 2023

Foto: Divulgação/Semob

A quantidade de abrigos para passageiros nas paradas de ônibus da capital federal passou de 2.889 para 4.056 estruturas, um aumento de 40,4% em menos de cinco anos. Com isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem se empenhado para proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros.

Em 2023, a quantidade de novas estruturas disponibilizadas foi 307, sendo 15 de concreto e 292 de metal com fechamento de vidro. No período, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implantou 1.168 abrigos, beneficiando moradores de 34 regiões administrativas do DF.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Flávio Murilo Prates, a Semob tem um estudo completo sobre todos os locais com e sem abrigos, paradas sinalizadas e pontos habituais de ônibus no DF.

“No ano passado começamos a colocar as obras em ação, com instalação de 550 estruturas e este ano demos continuidade às implantações”, destaca o secretário.

Além do Plano Piloto, este ano, os abrigos contemplaram as regiões administrativas da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Jardim Botânico, Vicente Pires, Gama, São Sebastião, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, Riacho Fundo II, Itapoã, Águas Claras, Sobradinho e Setor de Indústria e Abastecimento.

“A melhora do aspecto dos abrigos continuará sendo uma preocupação da Semob. Em novembro deste ano começaram obras de manutenção que contemplarão outras 600 estruturas”, afirma Gerson Antônio Silva Soares, gerente de mobiliário da Semob.

Em parceria com a empresa JC Decaux, no primeiro semestre deste ano, a Semob renovou aproximadamente 700 abrigos para passageiros de ônibus. Nos serviços estão inclusas repintura, impermeabilização de lajes e reforma de tetos e substituição de peças. As regiões administrativas beneficiadas foram Sudoeste, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte.

A população pode solicitar novas estruturas ligando no telefone 162 ou acessando o site participa.df.gov.br.