O Ministério do Trabalho e Emprego firmou parceria com 20 organizações da sociedade civil para qualificação profissional de 15 mil jovens em todas as regiões do país. A iniciativa é parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ).
Está prevista a aplicação de R$ 24 milhões, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Essa etapa do programa pretende priorizar o atendimento a jovens, mulheres, negros, egressos do sistema prisional, comunidades tradicionais e trabalhadores em vulnerabilidade social, atendidos por programas sociais, como o Bolsa-Família.
As organizações irão oferecer cursos de administração, elétrica, alimentação, estética, cuidados, artesanato e economia verde. O público preferencial dos cursos são grupos com mais dificuldades de inserção ou de se manter no mundo do trabalho.
Os projetos foram selecionados via edital. Cada organização irá oferecer 750 vagas no território onde irá atuar e receberá R$ 1,2 milhão, conforme o ministério, com carga horária de 100 horas. Os contratos têm duração de um ano.
O objetivo é dar condições para que esses trabalhadores melhorem a sua colocação no mercado de trabalho, assim como a sua renda, seja de forma autônoma ou com carteira assinada.