Museu Nacional da República recebe encontro sobre arte contemporânea

Museu Nacional da República recebe encontro sobre arte contemporânea

O Museu Nacional da República recebe, nesta quarta-feira (28), a atual produção artística do Distrito Federal, no encontro Arte e Conexão: Inovação e Colaboração na Cena de Arte Contemporânea. O encontro acontece a partir das 19h e os temas são voltados para artistas e pesquisadores da área. A entrada é gratuita.

A iniciativa, da plataforma virtual M’ART e do Instituto Cultural e Social No Setor, conta com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), entidade ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento integra o Projeto de Pesquisa e Difusão de Plataforma Tecnológica Cultural, que aposta no desenvolvimento tecnológico e na articulação com a cena artística regional.

O coordenador de Tecnologia e de Inovação da FAPDF, Gilmar Marques explica que ‌“projeto iniciou com R$ 112 mil vindos do Start BSB para desenvolvimento de uma plataforma de economia criativa no segmento cultural”. Ele acrescenta ainda que os organizadores conseguiram uma emenda parlamentar de R$ 100 mil, repassada pela fundação, garantindo um upgrade tecnológico que aumentou o impacto na comunidade cultural do DF.

Além de propor a criação de mais espaços para troca e compartilhamento de reflexões, o objetivo do Arte e Conexão é incentivar conversas entre diferentes atores e projetos do DF. A ideia é contribuir para a construção de uma cena mais colaborativa e participativa.

“A gente tem visto que, nos últimos anos, a cena da arte contemporânea no DF tem crescido com o surgimento de novos atores fora da área central de Brasília, e sentimos a necessidade de ter mais espaços para conversar sobre o que está acontecendo”, diz o idealizador e coordenador da M’ART, Luan Grisolia.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF