MEC lança Compromisso Nacional Criança Alfabetizada na próxima segunda

MEC lança Compromisso Nacional Criança Alfabetizada na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) lança o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O presidente Lula (PT) deve fazer o pronunciamento no Palácio do Planalto. O investimento inicial previsto é de R$ 800 milhões para o projeto.

Além de combater os atrasos ocasionados pelo isolamento social durante a pandemia, o programa terá uma frente direcionada para a alfabetização nos 1º e 2º anos do ensino fundamental e outra para apoiar os alunos do 3º ao 5º ano que ainda não estão completamente alfabetizados.

O valor destinado à ação será alocado com formação de professores, apoio a material complementar, infraestrutura e uma frente de monitoramento e apoio ao programa. O grupo será composto por articuladores, em estados e municípios, para coordenar a política e apoiar a formação de profissionais da área.

Conforme a pesquisa Alfabetiza Brasil, 56,4% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados no país em 2021. As diretrizes são direcionadas para uma política nacional de avaliação da alfabetização de crianças, divulgada pelo MEC junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento servirá como base para as políticas públicas articuladas e pactuadas pelo MEC junto a estados e municípios. Também foi definida a nota de 743 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como padrão para saber se um estudante está alfabetizado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF