Lançados guias para pessoas idosas com demência e pessoas com TEA

Lançados guias para pessoas idosas com demência e pessoas com TEA

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentou guias para pessoas idosas com demência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida tem a validação das secretarias de Saúde (SES), de Educação (SEE) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

O mapeamento abrange instituições, órgãos ou equipamentos públicos que ofereçam serviços e/ou ações para pessoas idosas com demência ou em processo de diagnóstico e seus cuidadores. A apresentação foi nessa quinta-feira (20). Os guias são subprodutos de duas pesquisas feitas pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Dipos) do IPEDF a respeito desses grupos específicos.

O encontro contou com a presença do diretor-presidente do IPEDF, Manoel Barros e da diretora de Estudos e Políticas Sociais, Daienne Machado; e de representantes da SES, SEE e Sedes, do Coletivo Filhas da Mãe e do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Os guias, feitos em parceria com a sociedade civil e outros órgãos do GDF, é fruto de um esforço coletivo para triar os serviços e ações ofertados para esses públicos. Ajudará não somente os usuários que buscam os serviços, mas também a própria gestão a entender sobre os fluxos, os serviços e ações existentes e os que ainda carecem de oferta”, explicou a coordenadora de Estudos e Pesquisas Qualitativos de Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social abordou os esforços da pasta para a implantação de novos serviços de assistência para esse público com a premissa de que “os guias falam a respeito da necessidade de atenção desses indivíduos, pois as pessoas com demência e as pessoas com autismo querem ser vistas e enxergadas”.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF