Os MBAs valem a pena? Depende de muitos fatores, como se você tem dinheiro, tempo e disposição para se comprometer.
Em 2015, matriculei-me no programa de MBA online da Universidade da Flórida, enquanto trabalhava em um emprego de tempo integral em finanças. O diploma me custou US $ 60.000 e levou dois anos para ser concluído, mas me deu confiança para assumir riscos comerciais, aprimorou minhas habilidades de tomada de decisão, expandiu minha rede de contatos e até aumentou meu salário .
Também me ensinou várias lições valiosas sobre negócios e dinheiro:
1. Os contratos não precisam ser complicados
Ter um contrato para qualquer negócio que você fizer pode salvá-lo de problemas emocionais e perdas financeiras. Não importa se é com um amigo próximo ou membro da família – qualquer coisa que envolva uma parte do seu tempo e dinheiro deve vir com um contrato.
Além disso, o mero ato de propor um contrato é um bom teste de resistência: se a outra parte apresentar razões prolixas para não assinar, você provavelmente deverá seguir em frente.
Mesmo um manuscrito curto e simples pode ir muito longe. Aqui estão os elementos mais essenciais a incluir:
- A “oferta”: algo precisa ser oferecido.
- A “consideração”: algo precisa ser trocado por ele (geralmente dinheiro, caso contrário, é um presente ou uma promessa, ao invés de um contrato).
- Uma “aceitação”: ambos os lados precisam aceitar os termos do contrato.
- A “reciprocidade”: ambos os lados precisam concordar com as condições e entender que firmaram um contrato.
2. O truque para persuasão
Os três principais componentes de persuasão de Aristóteles, que aprendi em minha aula de Redação e Negociação de Negócios, me deram as ferramentas e métodos de que precisava para ter sucesso em me vender e conquistar as pessoas:
- Ethos (ética): mencione sua posição moral e credibilidade.
Exemplo: “Sou esposa, mãe e contribuinte. Servi fielmente por 20 anos no conselho escolar. Eu mereço seu voto em [X]. ” - Pathos (emoção): Explore o impacto emocional de seu argumento.
Exemplo: “Meu oponente quer machucar [X] fazendo [X]. Imagine como você ficaria frustrado se [X] acontecesse. ” - Logos (lógica): Crie sua mensagem com fatos, como evidências, analogias, estatísticas ou até mesmo cenários hipotéticos.
Exemplo: “Não temos dinheiro suficiente para pagar as melhorias em [X]. E sem melhorias, o sistema [X] vai falhar e, assim, atrapalhar nossa economia. Portanto, devemos fazer [X] para pagar melhor [X]. ”
3. Muitas opções podem ser ruins
Mais de uma vez, entrei em uma loja, olhei linhas do mesmo produto em cores, marcas e tamanhos variados. Todos pareciam ótimas opções, mas me senti paralisado e não conseguia decidir.
O psicólogo Barry Schwartz captou essa experiência perfeitamente em seu livro, “The Paradox of Choice”, no qual ele argumenta que quanto mais escolhas as pessoas têm, maior a probabilidade de ficarem insatisfeitas com suas escolhas mais tarde, ou se sentirem presas e não faça uma escolha.
O número de opções que você apresenta a um cliente é extremamente importante e pode afetar seus resultados financeiros. Não os sobrecarregue.
4. O tempo no mercado é melhor do que o tempo do mercado
Na escola de negócios, revisamos um estudo com um insight simples que se repete na minha cabeça toda vez que tomo uma decisão de investimento: os investidores que compram e mantêm tendem a ter um desempenho significativamente melhor do que aqueles que negociam com frequência.
Nosso professor citou o lendário investidor Warren Buffett, que escreveu em sua carta aos acionistas de 1991 que “o mercado de ações serve como um centro de realocação no qual o dinheiro é transferido do ativo para o paciente”.
Eu sei, não é sexy. Mas também foi a mensagem de Jack Bogle, o fundador do gigante de fundos de índice Vanguard Group: “O tempo é seu amigo; impulso é seu inimigo. ” Sempre que os mercados caíam e a ansiedade aumentava, seu conselho era “não apenas faça algo, fique aí”.
5. Como ser um negociador melhor
Negociações avançadas foi uma das aulas mais difíceis que assisti, em parte porque colocava os alunos uns contra os outros – e os resultados afetavam nossas notas.
Em um caso, representei zoológicos canadenses e queria pegar pandas emprestados de zoológicos chineses. Calcular o custo e a duração das visitas dos pandas causou um longo impasse entre mim e meu colega de classe.
Mas me ensinou algumas coisas sobre como conseguir o que desejo:
- Estatisticamente, a primeira pessoa a fazer uma oferta em uma negociação tende a se sair melhor (ela “ancora” seu número primeiro). Mas se você for ganancioso demais, isso pode irritar a outra parte e machucá-lo.
- Antes de iniciar uma negociação, faça um planejamento de cenário: Quais são todas as coisas que podem acontecer? Como você vai reagir? Quais são os seus termos de ausência?
- Mencione coisas que irão beneficiar a outra pessoa e o que você pode dar a ela facilmente. Tente incluir tudo em seu negócio como uma negociação: “Não posso oferecer esse salário, mas posso deixar você trabalhar em casa, se quiser”.
A posição ideal é para ambas as partes se afastarem e sentirem que conseguiram o negócio do século.
Sean Kernan é escritor e ex-analista financeiro. Siga-o no Twitter @seanjkernan .