Termina nesta terça-feira (6) o prazo para os cursinhos populares e comunitários inscreverem as propostas para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). Serão selecionadas até 130 instituições.
O projeto é direcionado aos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para outros vestibulares de ingresso no ensino superior. O edital foi lançado em abril pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Terão prioridade na seleção das propostas aqueles cursinhos populares que não receberam algum tipo de apoio financeiro. A ideia é garantir suporte técnico e financeiro na preparação dos estudantes desfavorecidos.
As inscrições devem ser feitas na plataforma virtual de seleção Prosas. Podem participar cursinhos populares formais, com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e cursinhos populares informais, que não são pessoa jurídica.
Cada instituição operadora poderá ter até dez propostas de cursinhos populares apoiadas. Também é necessário que os cursinhos tenham carga horária mínima de 20 horas semanais.
As propostas deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e também aos editais anuais do Enem. A partir da assinatura de termo de adesão à rede, o apoio técnico e financeiro dos selecionados terá duração de sete meses e será de, no máximo, R$ 163,2 mil.