O Trânsito do Distrito Federal terá semáforos inteligentes em 470 cruzamentos, em 2026. Os equipamentos vão utilizar câmeras que operam com controle de tráfego em tempo real, a fim de tornar a circulação viária mais eficiente.
Atualmente, o parque semafórico do Detran conta com .953 semáforos. A infraestrutura foi modernizada em 2022, mas ainda não possui sistema de monitoramento em tempo real.
“A implementação de semáforos inteligentes, além de garantir redução no tempo de resposta da autarquia às ocorrências de pane nos equipamentos, vai representar um avanço significativo na gestão do tráfego urbano”, destaca Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF.
A modernização do parque semafórico das vias urbanas do DF está em acompanhamento pelo Detran-DF há algum tempo, inclusive com previsão de lançamento do edital antes de dezembro.
O processo de licitação contempla a substituição dos atuais semáforos por novos e dos atuais controladores semafóricos. Na licitação, será refeita toda a infraestrutura subterrânea do cabeamento, com infraestrutura e cabeamento novos o número de panes irá reduzir significativamente.
Também são previstos nobreaks nos cruzamentos principais e, por último, serão implantadas câmeras para que alguns cruzamentos possam operar com o sistema de tempo real, ou seja, o semáforo abre e fecha conforme a demanda de veículos nas aproximações.
