A CEB IPes reformou no último ano mais de 15 mil luminárias com pequenos defeitos e fora da garantia. A ação evita o descarte desnecessário de equipamentos e promove a sustentabilidade urbana no Distrito Federal.
Cada unidade nova custa, em média, R$ 300. Além de reduzir o acúmulo de resíduos eletrônicos e metálicos no meio ambiente, o reaproveitamento proporcionou uma economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões.
Cada equipamento é avaliado por técnicos especializados, que identificam falhas em drivers, conectores ou sistemas de vedação. A média de recuperação da equipe, composta por apenas cinco profissionais, é de 59 luminárias por dia útil.
Além do impacto econômico e ambiental, a iniciativa contribui diretamente para a qualidade de vida da população.
As luminárias restauradas estão sendo instaladas em áreas do DF ainda carentes de iluminação, aumentando a sensação de segurança e permitindo que espaços públicos sejam ocupados à noite por moradores e famílias.
Muitos espaços urbanos foram totalmente revitalizados apenas com luminárias que passaram pelo nosso laboratório. É reaproveitamento com responsabilidade e inteligência.”
Para o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Machado, “recuperar equipamentos é fazer mais com menos.
