O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inaugurou o primeiro Complexo de Telessaúde da rede pública distrital. A iniciativa propõe a presença de um médico especialista, como parte da rotina de crianças e famílias atendidas nas UPAs.
A estrutura consolida a teleassistência como política permanente de gestão e de qualificação do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa organiza os fluxos assistenciais, reduz o tempo de espera e qualifica a resposta da rede em um período de alta demanda, especialmente durante a sazonalidade das doenças respiratórias.
“Hoje entregamos mais do que um espaço físico. Entregamos um novo modo de organizar o cuidado no Distrito Federal, baseado em planejamento, integração da rede e uso responsável da tecnologia”, ressalta o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.
Além de ser projetado para operar de forma contínua e acompanhar a expansão dos serviços, o Complexo de Telessaúde conta com 14 baias individuais, estruturadas com controle acústico, privacidade e estabilidade tecnológica, garantindo segurança e qualidade nos atendimentos remotos.
O espaço centraliza a teleinterconsulta, conectando médicos das UPAs a especialistas dos hospitais da rede IgesDF, como o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e o Hospital Cidade do Sol.
A integração contribui para diagnósticos mais ágeis, fortalece as equipes da ponta e evita transferências desnecessárias. “O modelo qualifica a tomada de decisão e amplia a resolutividade da rede”, detalha Lilian Santos.
