Com o objetivo de reduzir filas e agilizar o processo de habilitação, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal [Detran-DF] inaugurou uma nova sala para aplicação de provas teóricas. O espaço, localizado no edifício-sede da autarquia, na 913 Sul, permitirá a abertura de 4 mil vagas mensais adicionais para o exame, elevando a capacidade total de atendimento de 10 mil para 14 mil candidatos por mês.
A medida representa um aumento de 40% na oferta do serviço e totaliza 168 mil vagas ao ano para a etapa teórica do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação [CNH]. A nova estrutura tem capacidade para atender 32 candidatos simultaneamente e funcionará de segunda a sábado, em seis horários distintos: 6h, 8h, 10h, 15h, 17h e 19h.
Segundo a diretora de Controle de Veículos e Condutores, Bruna Pacheco, a ampliação visa melhorar o atendimento e facilitar o acesso à prova. “É um espaço muito bem localizado, na área central de Brasília, o que beneficia principalmente os candidatos que dependem de transporte público”, afirma.
Acesso ao gabarito via WhatsApp
Outra novidade anunciada pelo Detran-DF é a possibilidade de consultar o gabarito da prova teórica por meio de um canal digital. A partir de um QR Code afixado em todas as salas de prova, o candidato é direcionado para o WhatsApp da empresa Valid, responsável pelo serviço.
Após a realização do exame, o resultado estará disponível em até 48 horas úteis. Para ter acesso, o candidato deve enviar uma mensagem com a palavra “gabarito”, seguida de nome completo, CPF e uma foto de documento de identidade. O serviço é gratuito.
A expectativa do Detran é que as medidas contribuam para tornar o processo de habilitação mais ágil, transparente e acessível aos usuários.
Fonte: Em Defesa da Saúde