Para titulares que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a última parcela começa a vencer nesta segunda-feira (21). Os vencimentos seguem até o dia 25, de acordo com o número final da placa do veículo.
Além dos postos de atendimento presencial, os boletos podem ser emitidos no aplicativo da Receita do DF e no site receita.fazenda.df.gov.br.
Cerca de 1,068 milhão de contribuintes devem pagar o imposto em 2025, com expectativa de arrecadação de R$ 1,97 bilhão, Segundo a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec).
Os valores recebidos serão destinados a obras, manutenção de rodovias, serviços de saúde e educação e pagamento de salários dos servidores públicos.
“A função principal da arrecadação de tributos, no geral, é garantir ao governo disponibilidade orçamentária para investir nas políticas públicas. No caso do IPVA, a consequência natural do não pagamento é a inscrição do débito na dívida ativa, o que pode impedir o licenciamento do veículo e gerar outras penalidades”, explica o gerente de Gestão do IPVA da pasta, Fabrício Bernardes.
Quem perdeu parcelas anteriores pode regularizar a situação acessando o site receita.fazenda.df.gov.br ou o aplicativo Economia DF.