O Distrito Federal dá início, a partir desta terça-feira (21), à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), um marco importante na unificação dos documentos de identificação no País.
A CIN adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral (RG) nacional.
No entanto, o documento atual permanece válido até 2032. A primeira via da CIN é gratuita, sendo um benefício para todos os cidadãos. Para aqueles que já possuem a nova CIN, emitida em outro estado ou no DF, será cobrada uma taxa de R$ 42 para a emissão da segunda via.
A regulamentação da CIN ocorreu por meio do Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022. A partir de 6 de dezembro de 2023, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal deverão emitir o documento.
São nove PIBs em diversas regiões do DF, funcionando das 7h às 19h sem agendamento, por ordem de chegada. Nos locais, as senhas são distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade e as prioridades legais são respeitadas.
Os locais de emissão estão localizados na Asa Sul (1ª DP), no Cruzeiro (3ª DP), no Guará (4ª DP), em Planaltina (16ª DP), em Samambaia (32ª DP), em Santa Maria (33ª DP), no Paranoá (6ª DP), em São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP).
O atendimento pode ser solicitado também pelo site da PCDF e atendido nas unidades do Na Hora (manhã ou tarde) ou nos postos localizados junto às delegacias de polícia, à tarde.