O DF Libras CIL Online atua desde dezembro de 2023, e somou mais de 3,2 mil atendimentos, sendo mais de 1,1 mil apenas na Secretaria de Saúde (SES-DF). O projeto foi lançado para viabilizar o atendimento imediato e desburocratizar o acesso de pessoas surdas aos serviços públicos.
Para suprir a demanda, a equipe de intérpretes passou de 80 para 90 profissionais, com atendimento disponível 24 horas por dia. Antes, era preciso agendar atendimento com a Central de Intermediação em Libras (CIL) de forma presencial.
Para ser conectado a um intérprete em tempo real, basta escanear o QR Code fixado em equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde (UBSs), de pronto atendimento (UPAs), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou da Defensoria Pública (DPDF).
Durante o atendimento, o serviço pode ser acionado tanto pelo usuário surdo quanto por servidores públicos. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF).
“O DF Libras é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para promover inclusão, autonomia e cidadania. Ao facilitar a comunicação entre a comunidade surda e os serviços públicos, a plataforma contribui diretamente para um DF mais justo, acessível e eficiente. ”, ressalta o titular da Secti-DF, Marco Antônio Costa Júnior.
A plataforma também conta com integração ao aplicativo ICOM, com recurso de geolocalização, o que ajuda o usuário a identificar o ponto de atendimento mais próximo.