A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibiliza o crachá virtual, como medida de maior segurança para a população. O método permite que os agentes de vigilância ambiental (AVA) sejam conferidos pela comunidade.
Por meio da Secretaria-Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde (Setis), a ferramenta permite que os moradores acessem o cadastro dos agentes por meio de um código QR.
“O crachá virtual com QR Code garante mais segurança e transparência, pois qualquer cidadão pode confirmar de forma rápida e simples a identidade do profissional que está realizando a visita domiciliar”, ressaltou Fabiano dos Anjos Martins, subsecretário de Vigilância à Saúde.
Ao apontar a câmera do celular para o QR Code do crachá, por meio do ícone “Ler QR Code”, disponível no site Saúde Confirma, o cidadão tem acesso a dados como foto, nome, cargo e unidade de lotação do profissional.
Para ampliar a segurança e evitar a reprodução não autorizada por terceiros mal-intencionados, a leitura do QR Code só funcionará a partir do site Saúde Confirma, da SES-DF.