Investimentos do GDF ampliam número de leitos de terapia intensiva em 73% e reforçam atendimento a pacientes em estado grave
O Governo do Distrito Federal (GDF) alcançou um aumento de 73% no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em sete anos. A quantidade de vagas saltou de 386 para 668, o que representa um reforço significativo no atendimento a pacientes em estado grave. Esse avanço é resultado da estratégia de investimentos em expansão das unidades de saúde públicas e parcerias com a rede privada.
A atual oferta de leitos é composta por 433 vagas na rede pública e 233 credenciadas em hospitais particulares. A Secretaria de Saúde (SES) busca ampliar ainda mais a capacidade com um novo edital que pode contratar outros 113 leitos na rede privada, incluindo vagas para pacientes adultos, pediátricos e neonatais. A gerente de Serviços de Terapia Intensiva da SES, Priscila Domingues, destaca que o credenciamento é uma solução imediata e eficaz: “Hoje nossas unidades hospitalares estão com alta demanda e capacidade máxima. Por isso, fizemos o planejamento de expansão com novas construções, mas o credenciamento foi essencial para dar uma resposta rápida à população. Só pagamos pelos dias efetivamente utilizados, o que garante mais eficiência.”
O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da iniciativa. “A saúde é um grande desafio não só para o Distrito Federal, mas para todas as outras unidades da Federação. Aqui na nossa cidade, temos avançado bem nessa questão, com reformas, ampliações e construções de novas unidades. Além disso, a contratação de hospitais privados para complementar os serviços prestados na nossa rede foi uma decisão muito acertada”, detalhou.
Fonte: Portal 84 Notícias