ENTRAR
ENTRAR

Áreas de risco climático no Brasil serão mapeadas por plataforma

A funcionalidade estará disponível na Plataforma Natureza ON, desenvolvida pelo MapBiomas e Fundação Grupo Boticário, de forma pública e gratuita, em escala nacional.

Compartilhe

Durante a COP30, será lançada a Tecnologia que mapeia áreas de vulnerabilidade climática em todo o território nacional e indica alternativas sustentáveis para minimizar e mitigar impactos será lançada.

A funcionalidade estará disponível na Plataforma Natureza ON, desenvolvida pelo MapBiomas e Fundação Grupo Boticário, de forma pública e gratuita, em escala nacional.

A iniciativa pretende apoiar gestores públicos e sociedade civil na identificação de soluções baseadas na natureza para áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como inundações, deslizamentos de terra e secas.

“Organizamos dados climáticos, geológicos e de terreno que permitem a geração de cenários de vulnerabilidade e riscos climáticos em um serviço público que apoiará diagnóstico, priorização e monitoramento, oferecendo dados consistentes e transparentes para que gestores, pesquisadores e sociedade tomem decisões melhor informadas”, afirmou, Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas, em nota.

O MapBiomas – iniciativa reconhecida no uso de dados para monitoramento ambiental – gera mapas anuais sobre a cobertura e o uso da terra no Brasil. O usuário Plataforma Natureza ON poderá consultar o nível de vulnerabilidade de uma rua, bairro, território, município ou bacia hidrográfica.

Ao implementar as soluções apontadas conforme indicação na plataforma, a perspectiva é redução dos riscos climáticos, melhora na qualidade de vida da população, além de contribuir com a conservação da biodiversidade.

A plataforma terá contínua atualização, conforme os dados sejam atualizados também ao longo do tempo.

ÚLTIMAS

Você pode gostar