Pausa de 30 dias na tarifa dá fôlego para avançar na criação de consórcio, que segue travado por falta de posicionamento do governo federal
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu por 30 dias o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte semiurbano que liga o Entorno ao Distrito Federal. O aumento, que entraria em vigor no último sábado (23), foi adiado após um pedido dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Embora o prazo solicitado fosse de 90 dias, os governadores afirmam que a suspensão assegura tempo para avançar nas negociações para uma solução definitiva: a criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme). O adiamento permitirá a conclusão de etapas institucionais e ajustes técnicos, além de manter o diálogo com o governo federal.
A criação do consórcio, que prevê uma gestão compartilhada do serviço entre União, Goiás e DF, segue paralisada. Conforme matéria publicada pelo Correio Braziliense, a proposta avançou entre os governos locais, mas esbarra na falta de um posicionamento formal da União sobre sua participação no projeto.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte de Goiás, Miguel Angelo Pricinote, e o secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, ofícios foram enviados ao Ministério dos Transportes e à Casa Civil, mas até o momento não houve resposta oficial.
O modelo de gestão compartilhada, defendido por Goiás desde 2019, prevê um financiamento tripartite, com custos divididos igualmente entre as três partes. A contribuição anual estimada para o governo goiano seria de R$ 67 milhões, e as secretarias já estudam como viabilizar o aporte no próximo orçamento.
Fonte: Portal 84 Notícias