DESTAQUE DF | E agora? O que vamos fazer? Eu prefiro encarar

Destaque DF

Por Fabiana Oliveira*

A apresentação do cronograma de reabertura de escolas e outras atividades anunciada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nos trouxe o questionamento sobre qual será a decisão mais correta a ser tomada quanto aos nossos filhos. Levá-los à escola agora em agosto ou perder o ano letivo e aguardar 2021?

É nessa hora que o nosso coração fica apertado. De um lado, a superproteção e do outro o entendimento que não devemos criar nossos filhos dentro de uma bolha e sim orientá-los para enfrentar as adversidades da vida. Ou como acham que chegamos até aqui? Nossos antepassados, vivenciaram guerras e venceram pestes e pandemias.

Como já mencionei em outros textos, não é de hoje que estamos vivendo uma constante mudança e adaptação a novas rotinas, dentre elas o ano letivo de 2020. Para os dias atuais, ver o filho passando pelo processo de formação acadêmica dentro de casa, não é para qualquer um. Ainda mais para uma geração que frequentou a sala de aula como a nossa.
Sabemos que as escolas irão adotar as medidas necessárias para evitar novas ondas de contaminação. Com certeza, será adotado um protocolo sanitário e a obrigatoriedade de procedimentos de higiene coletiva e individual.

Mesmo com tudo isso, lá no fundo, ficaremos nos perguntando: Será se meu filho está seguro? Todos os cuidados estão sendo tomados? Ele está preparado para enfrentar tudo isso? Pois, saibam que nossos pais fizeram essa pergunta sobre nós.

Vamos ter que seguir em frente, mesmo não tendo a certeza se estamos tomando a decisão mais correta, pois, hoje enfrentamos a covid-19 e amanhã poderá ser uma outra pandemia. De certo mesmo, só a ciência de que temos que seguir educando e ensinando a eles os cuidados necessários e que contribuirão para que tenham maturidade para se prevenir. Vamos ensiná-los para que mudem seus hábitos e se adequem a esse novo mundo que estamos vivendo. É hora das famílias e escolas atuarem juntas, já que essa parceria sempre deu certo e apontou soluções para momentos como os de hoje.

*Fabiana Oliveira é jornalista com especialização em estratégia competitiva nas organizações, blogueira, filha, neta, esposa, mãe e apaixonada pelos filhos.

Next Post

DF MOBILIDADE | Ibaneis foi o primeiro a fechar, tem que ser o primeiro a abrir

Alguns institutos de pesquisa publicaram neste primeiro semestre resultado do trabalho revelando o desempenho do […]