Obra no viaduto da Ligação Torto-Colorado segue em ritmo acelerado

Inauguração-Torto-Colorado-2

A construção da última obra de arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC) está  em compasso intenso. O trabalho, orçado em R$ 90 milhões é realizado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e já chegou a 40% dos serviços concluídos.

Já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas – apoio da laje. Atualmente os trabalhos estão na fase de produção das vigas de concreto armado e para o término da fase estrutural da obra de arte, a próxima ação será o levantamento e instalação dessas vigas.

Na sequência será realizada a construção do tabuleiro da ponte – por onde circulam os veículos, o encabeçamento e a pavimentação asfáltica do viaduto, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.

A obra neste viaduto conta com a força de trabalho de 80 operários e está prevista para ser concluída em outubro deste ano.

“Em breve, com o término deste viaduto, os motoristas que trafegam pela saída norte de Brasília vão poder contar com o trânsito sem retenções e cada vez mais seguro” explicou o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante.

Para o comerciante Cláudio Dias, de 58 anos, toda obra gera transtornos, mas o resultado sempre compensa. “Sempre há um desgaste quando uma obra viária está em andamento, mas ao final, ela sempre proporciona aos motoristas menos tempo no trânsito e mais tempo em casa. E isso compensa tudo”, disse.

Outra parte dos trabalhos

Com 98% dos trabalhos efetuados na Ligação Torto-Colorado, por onde trafegam mais de 50 mil veículos diariamente, está em execução também o encabeçamento de um viaduto na área do Balão do Torto.

Este serviço envolve os trabalhos de terraplenagem, que já atingiram 50% do cronograma e deve ser concluído em até 30 dias. Após esta etapa serão realizadas a estrutura do pavimento, o revestimento asfáltico, a sinalização viária e os dispositivos de drenagem pluvial nessa área.

Esta parte da obra deverá ser concluída no final de julho deste ano.

(Agência Brasília)