SALA DE IMPRENSA ABBP | Onyx Lorenzoni falou sobre as ações do governo Bolsonaro para combater a pandemia aos jornalistas e blogueiros da ABBP

foto onix1

Para fechar com chave de ouro a semana de estreia, a Sala de Imprensa da ABBP – Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, recebeu nesta sexta-feira (22), o ilustre ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni. O gaúcho de Porto Alegre respondeu às perguntas dos jornalistas e blogueiros da ABBP e também falou sobre as ações de sua pasta voltadas para o enfrentamento ao coronavírus.

A entrevista coletiva foi realizada por meio de videoconferência e Onyx Lorenzoni estava com um semblante tranquilo tendo ao seu lado uma cuia de chimarrão. Ao fazer uma breve apresentação sobre o trabalho que está desenvolvendo no Ministério da Cidadania, Onyx enfatizou que o governo do presidente Jair Bolsonaro “está trabalhando para recuperar a nossa economia”.

DESCONFIANÇA NO BRASIL

Onyx Lorenzoni lembrou de quando esteve no exterior visitando países asiáticos com o então deputado Jair Bolsonaro e pretenso candidato à presidência da República, e citou que o próprio Bolsonaro disse a ele de que “como era difícil ser recebido fora do Brasil com o manto da desconfiança”. O ministro comentou que o desafio para pôr o Brasil nos trilhos é muito grande.

“O Brasil que nós herdamos, era um país com muitos problemas. Talvez, o maior problema deles, era a falta de crença de que o Brasil pudesse dar certo e nós trabalhamos muito no ano passado para recuperar a confiança interna e confiança externa”, destacou o ministro.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Sobre os desafios do órgão que comanda, Lorenzoni ressaltou que o governo tem se empenhado para atender milhares de pessoas que estão passando necessidade nesse período de pandemia. A pasta da Cidadania é a responsável por tocar os programas sociais do governo federal e Onyx Lorenzoni, que saiu da Casa Civil para “vestir outra camisa” no time de Jair Bolsonaro, tem buscado dar mais agilidade no atendimento à população.

“Nós processamos 112 milhões de CPFs ao longo desses últimos 40 dias e conseguimos atender uma Argentina e meia, pois são 59 milhões de pessoas. Tivemos que nos organizar para liberar a 1ª parcela do auxílio emergencial e já estamos viabilizando a 2ª parcela”, disse o ministro apontando que além do benefício criado especificamente para a pandemia, o órgão teve que também efetuar o pagamento do Bolsa Família.

Lorenzoni revelou que o governo está estudando a possibilidade de estender a quantidade parcelas do auxílio, mas alegou que o assunto está sendo tratado com muito cuidado, pois, segundo o ministro, cerca de 119 milhões de pessoas são atendidas pelos programas sociais do governo federal.

No decorrer da entrevista coletiva, Onyx Lorenzoni falou ainda sobre o rompimento com as práticas da velha política e a construção de um novo processo político entre as instituições.

Confira abaixo o vídeo na íntegra da participação do ministro na Sala de Imprensa ABBP.

https://www.facebook.com/associacaoabbp/videos/3313252825351739/

Na próxima semana, a Sala de Imprensa ABBP recebe na quinta-feira (28) o senador da República pelo Distrito Federal, Izalci Lucas (PSDB).

Comunicação e Marketing da ABBP