Pesquisadores e alunos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um nanossatélite com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Conforme a FAPDF, Foram 2,2 milhões de reais investidos, com objetivo de aperfeiçoar o sistema de telecomunicação e fortalecer a ciência.
O satélite foi lançado ao espaço na última sexta-feira (1) e a expectativa é ade que assimque ele entrar em órbita, possa ser feita a coleta de dados, a comunicação tática (defesa nacional) em banda estreita, além de ofertar uma experiência prática para alunos e professores no desenvolvimento e operação de uma missão espacial.
Batizado de AlfaCrux, o nanossatélite padrão CubeSat 1U foi lançado pela SpaceX de Cabo Canaveral.
“O projeto tem um grande potencial de impacto social ao demonstrar soluções que podem contribuir para melhorar o monitoramento agrícola e promover comunicação em zona de desastres. O Alfa Crux é muito estratégico, pois permite coletar informações em larga escala sobre nossos ativos naturais, parâmetros climáticos e desta forma apoiar tomadas de decisão no contexto da agricultura de precisão, planejamento social, entre outros benefícios”, diz o coordenador do Alfa Crux, Renato Borges.
*Fonte: Portal DF Soberano
