O governador Ibaneis Rocha assinou, na última quarta-feira (26), o decreto que estabelece o programa Lazer Para Todos, permitindo entrada gratuita aos domingos e feriados no Zoológico e no Jardim Botânico de Brasília.
A medida, que será publicada em breve no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), visa promover a inclusão social, o lazer para toda a população e incentivar a educação ambiental tanto para os cidadãos locais quanto para os visitantes.
Além disso, os moradores terão acesso gratuito ao transporte público nesses dias, conforme o programa Vai de Graça.
A gratuidade será válida apenas aos domingos e feriados específicos, que incluem:
- 1º de janeiro – Confraternização Universal (feriado nacional)
- Paixão de Cristo (data móvel)
- 21 de abril – Aniversário de Brasília e Tiradentes
- 1º de maio – Dia do Trabalhador
- 7 de setembro – Independência do Brasil
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro – Finados
- 15 de novembro – Proclamação da República
- 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 30 de novembro – Dia do Evangélico
- 25 de dezembro – Natal
O GDF pode estender a gratuidade a outras datas. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), junto com o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico de Brasília, será responsável pela execução do programa.
Atualmente, o Zoológico de Brasília recebe de 3 a 6 mil visitantes aos domingos. Com a gratuidade, a expectativa é que esse número aumente consideravelmente. A medida também foi discutida com diretores e autoridades de diversas pastas para garantir que o programa seja implementado com eficiência e conforto para a população.
O Jardim Botânico, que também tem cobrança de entrada, registrou uma boa experiência com testes de gratuidade e viu um aumento significativo no número de visitantes. A tendência é que a quantidade de visitantes nos dois espaços aumente ainda mais com a nova medida.
Fonte: DF INFORMADO
