Governador anunciou a medida nesta quinta-feira e decreto será publicado no Diário Oficial
O uso de máscaras em locais fechados como medida preventiva contra a covid-19 deixou de ser obrigatório em todo o Distrito Federal a partir desta quinta-feira (10). A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta, além de ter sido anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
A justificativa do governo para tal iniciativa é a baixa taxa de transmissão do novo coronavírus e o avanço da vacinação. Dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde local, mostram que o DF tem 89,22% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 80,28% com a segunda dose e 34,63% com a dose de reforço.
“As pessoas têm que se prevenir. Vai existir um debate sobre a liberação, e quem quiser continuar usando a máscara pode continuar usando sem problema nenhum. Não é obrigatória a retirada da máscara; deixa de ser obrigatória a utilização dela em ambientes fechados”, disse o governador ao comentar sobre o decreto.
Na semana passada, Ibaneis já tinha liberado o uso de máscaras em locais abertos. Porém, desta vez, além da liberação do equipamento de proteção, o governador também anunciou a contratação de mais 20 leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pediátrica.
“A gente espera que a população tenha os cuidados evitando aglomeração, pois a pandemia ainda existe. Chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal”, argumenta o governador.
*Fonte: Portal DF Soberano
