No TCDF, Celina não seria mais leoa. E é isso que Rollemberg quer

Celina e RR

Celina e RRPor Fred Lima

Alguns políticos diferenciados possuem uma faceta que se sobressai às outras. A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, é assim. Por que Celina é chamada de leoa? Exatamente por rugir quando vê algo que não concorda. Políticos desse tipo incomodam, principalmente quando estão no Legislativo, como é o caso de Celina. Sabendo que a leoa rugiu bastante durante o primeiro semestre, principalmente por causa dos superpoderes de Hélio Doyle no GDF, e das gravações feitas entre o governador e distritais, seria muito mais interessante para Rollemberg ter Celina no TCDF que na Câmara.

O problema é que se Celina topar ser conselheira do tribunal, sua principal característica ficará apagada perante a população, que não acompanha muito as decisões da corte. Volto ao ano 2001. Quando Renato Rainha topou ser conselheiro do TCDF, ele simplesmente deixou de ser o próximo governador do Distrito Federal. Em uma eleição entre Rainha, que simbolizava o novo, e Roriz, que estava desgastado por causa do escândalo da grilagem de terras, arrisco dizer que o jovem deputado venceria até com certa folga, já que a diferença entre o então governador e Geraldo Magela foi de apenas 1%. Imagine então se a disputa fosse com o deputado distrital mais votado do DF na eleição de 1998, um político que estava em plena ascensão?

Celina é inteligente e deve saber o que faz. Se topar ser conselheira, sua carreira política será jogada na gaveta, e Rollemberg soltará balões no Buriti. Se permanecer deputada continuará rugindo e poderá ganhar mais notoriedade no cenário político local, continuando a ser a pedra no sapato do governador, inclusive nas próximas eleições. Alguém entendeu o espírito da coisa?

Da Redação do Portal ABBP