Portal ABBP é lançado na CLDF e se torna um marco na história jornalística do DF e de todo o país

Blogueiros da ABBP com as autoridades presentes. Reprodução
Blogueiros da ABBP com as autoridades presentes. Reprodução
Blogueiros da ABBP com as autoridades presentes. Reprodução

Por Fred Lima
Diretor de Comunicação e Marketing da ABBP

Em um evento que contou com a presença de políticos, personalidades da cidade e autoridades públicas, a Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) apresentou seu portal e escreveu seu nome na história jornalística não só do Distrito Federal e do Entorno, mas de todo o país, ao ser a primeira associação de blogueiros de política do Brasil que faz a cobertura com mais de quarenta blogs associados.

A autora do Dia do Blogueiro e da lei que destina 10% dos gastos de publicidade às mídias alternativas, deputada distrital Luzia de Paula (PEN), destacou a importância dos blogs na capital federal. “Fico lisonjeada em fazer parte do lançamento deste portal. Sou leitora de diversos blogs e entendo a importância que as novas mídias assumiram na sociedade. Vocês têm um papel fundamental, um compromisso impar, pois diariamente diversas pessoas se informam sobre a política através de seus blogs e este portal só vem coroar e fortalecer o trabalho de vocês”, concluiu.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN) tinha um compromisso agendado no horário de lançamento do portal, mas fez questão de ir rapidamente ao evento reconhecer a importância dos blogs políticos e lembrou-se do encontro que teve com a ABBP no início do ano. “Cumprimento toda a associação na pessoa do prof. Francisco de Paula, por quem tenho grande respeito e estima. Os blogs são de suma importância para a sociedade do DF e do Entorno”, afirmou.

Já o deputado Chico Leite, também compondo a mesa, afirmou que sempre foi a favor da liberdade de expressão em sua totalidade. “Sou um defensor da liberdade de expressão em sua íntegra, tanto para publicar o que quiser quanto para responder por aquilo que publica. E os blogueiros tem essa liberdade, o que é muito importante, onde estão revolucionando a comunicação de Brasília”, ressaltou o parlamentar.

Sendo um dos representantes do Governo de Brasília na mesa, o secretário de Turismo, Jaime Recena, destacou a importância de um portal de blogs que cobrem política: “Brasília respira política e com 55 anos já temos um portal de blogueiros na cidade, o que facilita o diálogo franco e direto. Os blogueiros fazem com que a informação chegue lá na ponta. É com muita felicidade que participo deste momento”.

Representando também o GDF, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Manoel Alexandre, afirmou que o governo busca ampliar seu diálogo com a imprensa na capital, e que a blogosfera política está incluída. “Nosso governo quer abranger o diálogo com toda a imprensa, o que inclui os blogs políticos”, finalizou.

O Presidente da Associação dos Blogueiros de Política, professor Francisco de Paula, fez um retrospecto do início da associação com dias atuais. “Quando começamos, éramos 20, hoje somos mais de 40 blogueiros e tem uma fila querendo entrar. Fico muito feliz por essa noite cheia de pessoas compromissadas não só com a política, mas, com o DF”, concluiu.

O líder do governo na Casa, deputado Júlio César (PRB), fez uma brincadeira e arrancou risos da plateia ao dizer que as notícias nos blogs correm em uma rapidez incrível. “Parece que blogueiro não dorme. Quando estamos dormindo, eles estão publicando matérias sem sabermos. Essa mídia funciona em uma velocidade incrível”, ressaltou o deputado, que também reconheceu a importância do portal para o DF e o Entorno.

Cleber Pires, presidente da Associação Comercial do DF, lembrou da importância das novas mídias, além de ter colocado a estrutura da ACDF à disposição da ABBP desde o início do ano.

Por último, o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Renato Rainha, que já foi deputado distrital, fez questão de prestigiar a ABBP e o lançamento de seu portal. “Busco me informar politicamente por meio de vários blogs. Leio diariamente. O tribunal quer estar perto dos blogueiros”, afirmou Rainha, que já agendou para esta sexta-feira (14) um encontro com a ABBP no TCDF.

Após o pronunciamento de todos os integrantes da mesa, o diretor de Comunicação e Marketing da ABBP, Fred Lima, fez uso da tribuna para apresentar o portal ao público presente. “Desenvolvemos um site simples, prático e, ao mesmo tempo, sofisticado”, concluiu. O diretor Administrativo da associação e desenvolvedor do site, Kleber Karpov, solicitou o uso da palavra para lembrar que o portal é responsivo, ou seja, abre perfeitamente em dispositivos móveis, sem distorção de imagens.

Ao encerrar o evento, os blogueiros posaram para fotos com as autoridades presentes e escreveram mais um capítulo na história jornalistica e política do DF e de todo o país.

Fora do auditório, a equipe da deputada Luzia de Paula preparou um lanche para os convidados. Poucos minutos depois chegou o senador Hélio José, que veio prestigiar a ABBP, após o encerramento da sessão no Senado Federal.

Da Redação do Portal ABBP