HISTÓRIA

A ABBP surgiu inicialmente na mente do jornalista e blogueiro Toni Duarte, atual Diretor Secretário-Geral da entidade. Toni teve a ideia de criar uma associação que pudesse representar, defender e unir a blogosfera política do DF e Entorno, mas não sabia quem de fato lideraria esse processo de concepção e fundação.  Foi aí que surgiu em seu pensamento o nome do professor de jornalismo, Francisco de Paula Lima Júnior, o professor Chico (in memoriam), seu amigo há mais de trinta anos.

Chico topou a missão e, por meio de sua liderança e articulação, foi responsável por reunir os blogueiros mais relevantes da cidade, em novembro de 2014, em uma sala das faculdades ICESP/PROMOVE, no Guará-DF, onde lecionava, começando a partir daí o debate daquilo que viria a ser a primeira associação de blogueiros de política do país.

Com os nomes eleitos para a Diretoria Executiva e Conselhos Fiscal e de Ética, a Associação foi registrada em cartório, sendo lançada em dezembro daquele ano, por meio de Sessão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).


FUNDADOR MAIOR

No dia 15 de fevereiro de 2017, durante a posse da nova diretoria e conselhos, o então diretor-presidente, Fred Lima, concedeu o título “post-mortem” de Fundador Maior da ABBP ao prof. Chico, sendo entregue posteriormente à sua família.

 

 


FUNDADORES ADJUNTOS:

Toni Duarte, Odir Ribeiro, Kleber Karpov, Fred Lima, Sandro Gianelli, Ataíde dos Santos, Eugênio Piedade, Idovan Araújo, Ana Paula Neves, Rodrigo Mercucio, Marc Arnoldi, Guilherme Pontes, Adelcio da Silveira, Artur Benevides e Ernane Queiroz Moreira.


PIONEIRISMO

Após a fundação da ABBP, a blogosfera política de outros estados acabou sendo influenciada e também se organizou em associação, como no Maranhão, Pará etc.


GALERIA DE EX-PRESIDENTES: