História

Blogueiros de política se reúnem para discutir a criação da ABBP – Foto: Arquivo

A ABBP foi idealizada pelo jornalista e blogueiro Toni Duarte, com o intuito de criar uma associação que pudesse dar representatividade, defender os interesses e unir a blogosfera política do DF e Entorno. A viabilização veio após o convite ao então professor de jornalismo, Francisco de Paula Lima Júnior, carinhosamente chamado de professor Chico (in memoriam), com quem cultivou amizade por mais de trinta anos.

Professor Chico topou a missão e por meio de sua liderança e articulação foi responsável por reunir os blogueiros mais relevantes da cidade, em novembro de 2014, em uma sala das faculdades ICESP/PROMOVE, no Guará-DF, onde lecionava. A partir daquela reunião, se deu o surgimento da primeira associação de blogueiros de política do país.

Com os nomes eleitos para a Diretoria Executiva e Conselhos Fiscal e de Ética, a Associação foi registrada em cartório, sendo lançada em dezembro daquele ano, por meio de Sessão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Pioneirismo

Após a fundação da ABBP, a blogosfera política de outros estados acabou sendo influenciada e também se organizou em associação, como no Maranhão, Pará etc.