SALA DE IMPRENSA | Izalci Lucas fala de sua atuação no Senado e seus planos para o futuro aos jornalistas e blogueiros da ABBP

sala abbp_izalci

Considerado um dos cabeças do Congresso Nacional, o representante do Distrito Federal no Senado Federal, Izalci Lucas (PSDB), participou, na manhã desta quinta-feira (28), da sala de imprensa da ABBP – Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno. A entrevista coletiva foi realizada por meio de videoconferência e foi transmitida pelas redes sociais da entidade e dos blogs e portais dos associados.

Izalci Lucas já foi deputado distrital, secretário do GDF, deputado federal e, hoje, ocupa o cargo de senador da República, tendo sido eleito em 2018 com um pouco mais de 400 mil votos. Antes de entrar para a política, Izalci atuou como contador, professor, foi juiz trabalhista e sindicalista da área de educação. No Congresso, hoje ele é o coordenador da bancada do DF, vice-líder do governo no Senado e é o presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, e também vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Confira um resumo da entrevista concedida aos jornalistas e blogueiros da ABBP.

ATUAÇÃO NO SENADO

O parlamentar enfatizou que um dos seus objetivos principais é defender o Distrito Federal no Congresso Nacional. Izalci comentou que o Senado Federal, por ser diferente da Câmara dos Deputados, que é uma casa voltada para defender os interesses do povo, possibilita que ele como senador viabilize mais recursos para a capital federal.

“A nossa primeira obrigação é defender os interesses do Distrito Federal. Agora, temos como obrigação também, buscar o maior número de recursos possível porque nós precisamos de apoio da União para investimentos, para custeio e a gente tem feito um esforço muito grande para viabilizar isso. E conseguimos recentemente dar esse apoio para o GDF”, disse o senador ao citar as emendas da bancada do DF, da qual é o atual coordenador.

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MINISTROS DO STF

Ao ser questionado sobre o atual momento político do país, onde alguns parlamentares vem se manifestando a favor do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Izalci Lucas revelou que não acredita que o Congresso Nacional vá dar prosseguimento no pedido de impeachment dos membros do Tribunal e nem do presidente Jair Bolsonaro.

“Há, realmente, muita interferência. O Supremo interferindo, radicalmente, no Executivo. O Executivo, também, extrapolando um pouco na questão política. Mas, vejo que não há clima para um processo de impeachment de ministros do STF e nem do presidente Bolsonaro”, avaliou o parlamentar.

REPENSAR O DF

Incentivador da educação, ciência, tecnologia e inovação, Izalci falou do projeto Repensar o DF – Pós covid-19, que tem como objetivo construir políticas públicas de Estado usando como referência a capital federal por meio de um trabalho em conjunto, que envolve empresários, instituições de ensino superior (IES) e de ciência, tecnologia e inovação (ICT&I), e também a população do Distrito Federal. O projeto vai começar a percorrer as regiões administrativas do DF a partir do mês de junho.

“Essa proposta a gente já vem trabalhando desde quando eu entrei para a política. Eu percebi que os governos, seja GDF, seja União, eles não trabalham com planejamento. JK construiu Brasília em 1.000 dias. E o último planejamento, um plano de metas, que eu vi que funcionou, foi exatamente o de JK em 1958”, comentou o senador. Ele ainda citou outros projetos que participou na elaboração como Brasília 100 anos, Brasília 2060 e Todos pelo DF, e disse que um dos desafios do Repensar o DF é mudar a matriz econômica do Distrito Federal, que atualmente tem o serviço público e o setor de serviços como as principais fontes geradoras de renda. “Brasília tem que buscar outras alternativas”, acrescentou.

FUTURO POLÍTICO

Durante a coletiva, o senador Izalci Lucas também falou de seu futuro político revelando que pode vir a disputar o cargo de governador do DF. “Vai depender das circunstâncias, mas eu acho que está cedo para falar em eleições. Eu estou fazendo o meu trabalho e acho que a eleição é consequência”, afirmou o parlamentar.

Izalci ainda respondeu perguntas sobre as eleições municipais, aumento salarial das forças de segurança pública do DF, reforma da previdência para os militares, atuação e posicionamento do seu partido, o PSDB, entre outros assuntos.

Assista a íntegra da entrevista do senador Izalci Lucas na Sala de Imprensa ABBP

Por José Fernando Vilela – Dir. de Comunicação e Marketing da ABBP