Nova diretoria da ABBP quer combater as fake News e garantir melhorias para blogueiros

BA930635-5172-4B17-BA9B-420ADF10BA70

A noite desta sexta-feira (15) foi de festa no mundo da blogosfera politica brasiliense. A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política do DF e Entorno tem uma nova diretoria. Os novos dirigentes da ABBP, como é conhecida a entidade, tomaram posse numa das salas das comissões da Câmara Legislativa que ficou lotada durante a solenidade.

A comissão eleitoral chamou um a um dos diretores que compuseram a “Chapa Professor Chico” para assinar o termo de posse. Em seguida, foi realizada a transmissão simbólica do cargo de diretor-presidente pelo jornalista e radialista Sandro Gianelli para o também jornalista e radialista Toni Duarte.

Após a transmissão do cargo, o presidente Gianelli fez o seu discurso de despedida lembrando a todos a sua exitosa trajetória a frente da ABBP.

“Foram dois anos de muita luta. Passamos por um governo (Rodrigo Rollemberg) que não nos deu atenção. Na verdade, passamos por momentos de retaliação. Agora, estou passando a bola para a nova diretoria sabendo que cumpri minha missão com a ABBP”, disse Sandro Gianelli.

O novo presidente da ABBP, Toni Duarte, antes de seu discurso de posse, convidou autoridades políticas, representantes dos governos local e federal, da sociedade civil e servidores públicos para compor a mesa.

Durante sua fala, Toni Duarte ressaltou que a nova diretoria vai se empenhar em combater as fake news.

“Nós temos o dever de fazer o nosso trabalho de forma profissional e levar a informação verdadeira aos nossos leitores. Temos que manter a credibilidade que conseguimos ao longo desses nossos quatro anos de existência. Hoje somos reconhecidos pelo segmento político do DF e do Entorno, justamente por estar cumprindo a nossa função com excelência”, exaltou o novo presidente.

Toni Duarte aproveitou a presença de autoridades políticas para cobrar o cumprimento de leis que asseguram a destinação de mídia governamental para os blogues.

“A nossa diretoria assumiu o compromisso com os associados de cobrar o governo do DF e a Câmara Legislativa o cumprimento da emenda à Lei Orgânica do DF nº 74, que garante a destinação de 10% da verba de publicidade estatal aos blogues, jornais alternativos e rádios comunitárias. Podem contar com nosso empenho”, afirmou Toni.

O senador Izalci Lucas (PSDB), prestigiou a solenidade de posse e disse que os blogues mostraram a sua força nas últimas eleições.

“Ficou claro que vocês (os blogues) tiveram um papel decisivo nas eleições de 2018 no DF. Quem não se conectou e não reconheceu a força do trabalho do jornalismo digital não se elegeu”, enfatizou Izalci.

Já o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), respondeu ao questionamento feito pelo presidente da ABBP.

“Me comprometo analisar  essa questão da verba de publicidade. Vou me reunir  com a equipe responsável para resolver a questão”, pontuou Rafael.

Prudente disse ainda que a CLDF vai rever o prazo de credenciamento dos profissionais de imprensa que cobrem as atividades da casa, passando de um para dois anos e garantiu que a Casa criará o “Comitê de Imprensa Professor Chico”, em homenagem ao jornalista e cientista político Francisco de Paula Lima Júnior, fundador da ABBP e falecido em 2016.

“ O espaço é para que os jornalistas e blogueiros e outros profissionais de comunicação que cobrem a Câmara Legislativa possam trabalhar adequadamente”, disse o deputado Rafael Prudente.

A deputada federal Celina Leão (PP) prometeu que irá conversar com a mesa diretora da Câmara dos Deputados para também disponibilizar um local no parlamento federal para acolher os profissionais da blogosfera política de Brasília.

“Vou levar essa demanda para a mesa diretora para que vocês também tenham um local para cobrir as sessões da Câmara”, observou Celina.

A jornalista e blogueira Elisa Robson,  administradora da página República de Curitiba, participou do evento representando o Governo Jair Bolsonaro. Ela destacou a importância do jornalismo digital que combateu a corrupção e mudou a cara política do Brasil nas eleições de 2018.

Elisa Robson destacou a importância da ABBP no processo político local e nacional e parabenizou a entidade por conseguir, em 4 anos, unir um segmento que hoje ocupa um lugar de destaque no jornalismo político de Brasília.

O presidente de honra da Associação Comercial do Distrito Federal, Cléber Pires disse que o jornal impresso virou notícia do passado. Ele exaltou a ABBP e parabenizou os blogueiros de Brasília por dar notícias em tempo real.

A sindicalista Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde, lembrou que sem os blogueiros de política de Brasília, atuando de forma independente e sem amarras, seria impossível derrotar o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no segundo turno da eleição.

“Os blogueiros souberam traduzir o sentimento de repulsa popular contra o pior governador da história de Brasília. Vocês estão de parabéns”, afirmou a sindicalista.

Exemplo para o país

O novo presidente da ABBP destacou que blogueiros de outros estados brasileiros estão se organizando a exemplo da entidade do DF. Toni Duarte informou que blogueiros do Maranhão, Pará, Piauí e Bahia se inspiraram na ABBP. “O nosso trabalho está sendo reconhecido a nível nacional”, frisou o dirigente da ABBP.

Divulgação ABBP

Fotos: Divulgação ABBP e Francisco Gelielçon/Estrutural Online